15 Curiosidades sobre Café

15 Curiosidades sobre Café
Curiosidades sobre café

Você é um apaixonado por café? Então, você vai adorar conhecer algumas curiosidades sobre essa bebida que é uma das mais consumidas no mundo inteiro. O café tem uma história fascinante, uma diversidade incrível e muitos benefícios para a saúde. Neste artigo, eu vou te contar 15 fatos interessantes sobre o café que vão te surpreender. Vamos lá?

1. O café é originário da Etiópia, onde foi descoberto por volta do século IX por pastores de cabras. Eles perceberam que as suas cabras ficavam mais animadas depois de comerem os frutos de uma planta que tinha grãos vermelhos. Esses grãos eram as sementes do café, que depois foram levadas para a Arábia, onde começaram a ser torradas e moídas.

DICAS: Experimente agora um Café Orfeu! Recomendamos!

2. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Estima-se que mais de 167 milhões de sacas de café sejam consumidas por ano no mundo todo. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por cerca de 30% da produção mundial. Os principais estados produtores são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Bahia.

3. Existem duas principais variedades de café: a arábica e a robusta. A arábica é a mais cultivada e a mais apreciada pelos consumidores, pois tem um sabor mais suave e aromático. A robusta é mais resistente e tem mais cafeína, mas tem um sabor mais amargo e menos complexo. A arábica tem 44 cromossomos em seu genoma, enquanto a robusta tem 22.

POSTS do Santo Cafezinho: Tipos de Grãos de Café: Arábica vs Robusta

4. O café tem muitos benefícios para a saúde, pois é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O café também ajuda a melhorar o humor, a concentração, a memória, o desempenho físico e mental, e a prevenir doenças como o Alzheimer, o Parkinson, o diabetes e alguns tipos de câncer.

5. O café também pode ser usado para fazer farinha, que pode ser utilizada em diversas receitas, como muffins, pães, chocolates, molhos, etc. A farinha de café é feita a partir da casca e da polpa do fruto, que normalmente são descartados. A farinha de café tem um alto teor de fibras, proteínas, ferro e potássio, e não tem gosto de café.

Kopi luwak

6. O café mais caro do mundo é o Kopi luwak, que é feito a partir dos grãos que são ingeridos e defecados pela civeta, um pequeno mamífero que vive na Indonésia. Os grãos passam por um processo de fermentação no intestino do animal, que supostamente melhora o seu sabor. Um pacote de 500 gramas desse café pode custar até US$ 700.

7. O café mais forte do mundo é o Black Insomnia, que é produzido na África do Sul. Esse café tem 702 mg de cafeína por xícara, o que equivale a cerca de 16 latas de refrigerante de cola. O consumo excessivo desse café pode causar efeitos colaterais como insônia, ansiedade, taquicardia, tremores e náuseas.

8. O café mais antigo do mundo é o Café Procope, que foi fundado em 1686 em Paris, na França. Esse café foi frequentado por personalidades históricas como Voltaire, Rousseau, Diderot, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Napoleão Bonaparte, Victor Hugo, entre outros. O Café Procope ainda funciona até hoje e é considerado um patrimônio cultural da França.

9. O café mais alto do mundo é o Café Inkaterra, que fica a 4.000 metros de altitude, no Peru. Esse café é cultivado nas encostas da montanha Machu Picchu, uma das maravilhas do mundo. O café tem um sabor intenso e frutado, e é produzido de forma orgânica e sustentável, respeitando a biodiversidade e a cultura local.

10. O café mais raro do mundo é o Jacu Bird Coffee, que é produzido no Brasil, no estado do Espírito Santo. Esse café é feito a partir dos grãos que são comidos e regurgitados pelo jacu, uma ave típica da Mata Atlântica. Os grãos passam por um processo de seleção natural, que garante a sua qualidade e exclusividade. Um quilo desse café pode custar até R$ 500.

Curiosidades sobre café

11. O café mais aromático do mundo é o Café Geisha, que é originário da Etiópia, mas foi popularizado no Panamá. Esse café tem um aroma floral e frutado, que lembra jasmim, bergamota, mel, pêssego, entre outros. O café tem um sabor delicado e refinado, e é considerado um dos mais sofisticados do mundo.

12. O café mais doce do mundo é o Café Miel, que é uma bebida típica da Colômbia. Esse café é feito com café expresso, leite condensado e mel. O café tem um sabor adocicado e cremoso, e é ideal para quem gosta de um café mais suave e menos amargo.

13. O café mais gelado do mundo é o Café Frappé, que é uma bebida originária da Grécia. Esse café é feito com café solúvel, água, açúcar e gelo, que são batidos no liquidificador ou na coqueteleira, formando uma espuma. O café é servido em um copo alto, com um canudo, e pode ser acompanhado de leite ou chantilly.

Café Frappé

POST do Santo Cafezinho: Café Solúvel: Amado e também odiado!

14. O café mais alcoólico do mundo é o Café Irlandês, que é uma bebida criada na Irlanda. Esse café é feito com café quente, uísque irlandês, açúcar e creme de leite. O café é servido em uma taça de vidro, e o creme de leite é colocado por cima, sem misturar. O café é bebido através do creme, que suaviza o sabor do uísque.

15. O café mais curioso do mundo é o Café com Sal, que é uma bebida consumida em alguns países asiáticos, como a China, o Vietnã e a Mongólia. Esse café é feito com café coado, sal e manteiga. O café tem um sabor salgado e gorduroso, e é usado para combater o frio e a fome. O café também é considerado um remédio para a ressaca.

Curtiram? Conhecem mais alguma curiosidade que deixamos de citar aqui? Deixe nos comentários para sabermos!

3 thoughts on “15 Curiosidades sobre Café

  1. Wow Thanks for this blog post i find it hard to find smart information and facts out there when it comes to this subject matter appreciate for the blog post website

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *